Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sesc SP promove encontros para discutir memória e preservação

O Sesc Memórias é responsável por coletar, tratar e guardar a documentação produzida e acumulada pelo SESC SP, com o compromisso de preservação e divulgação de sua história.

Com o intuito de fornecer suporte técnico-informativo para seus técnicos e para o público em geral, nas áreas de Arquivo e Patrimônio, História e Memória, o SESC SP realiza os Encontros Sesc Memórias de 2010.

Este ciclo de palestras oferece espaço para o debate sobre conceitos e questões do cotidiano dos Centros de Documentação, provocando reflexões sobre a importância da memória, sua participação e significado na cultura contemporânea.

Programação

27 de maio/2010, quinta-feira, das 16h às 18h
Técnicas e práticas de conservação de acervos fotográficos: novas tendências e materiais.
Sérgio Burgi, Formou-se em Ciências Sociais pela USP em 1981 e ingressou no mesmo ano no curso de Mestrado em Conservação Fotográfica da School of Photographic Arts and Sciences, Rochester Institute of Technology, NY, EUA, onde obteve em 1984 os diplomas de Master of Fine Arts in Photography e Associate in Photographic Science pelo Rochester Institute of Technology. Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Arte, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991. Desde 1999, coordena a área de fotografia e a Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles (IMS), RJ

29 de julho/2010, quinta-feira, das 16h às 18h
Digitalização de documentos e preservação de imagens digitais
Alex Ricardo Brasil, Bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo e especialista em organização de arquivos pela mesma instituição. Foi Chefe do Setor de Arquivo do TRE-SP de 1997 a 2007. Atualmente no Tribunal, é membro do Centro de Memória Eleitoral, preside a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e coordena o projeto de digitalização de documentos no Arquivo Geral.

26 de agosto/2010, quinta-feira, das 16h às 18h
Critérios para avaliação de documentos em Centros de Memória e Documentação.
Ieda Pimenta Bernardes, Formada em História pela FFLCH/USP; Especialista em Organização de Arquivos pelo IEB-ECA/USP;  Coordena o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP no Arquivo do Estado; Coordenou o projeto de elaboração do “Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade dos Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo: Atividades-Meio”;  Atualmente, é Diretora Técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo-SAESP, do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

28 de outubro/2010, quinta-feira, das 16h às 18h
Os Direitos Autorais na Obra Visual
Eliana Signorelli, Formada em administração e direito pela UNIFMU e mestre em Gestão em Organizações do Terceiro Setor. Foi consultora do Guia de Produção Cultural 2003-2004. É responsável pela parte jurídica do SPFW e é consultora de projetos culturais das agências DM9 e MPM.

25 de novembro/2010, quinta-feira, das 16h às 18h
Política de Descrição Documental
Viviane Tessitore - Mestra em História Social pelo Departamento de História da FFLCH/USP, na linha de pesquisa Historiografia e Documentação. De 1984 a 1990, foi Historiógrafa do Arquivo Público do Estado de São Paulo, onde exerceu o cargo de Chefe da Seção de Estudos e Pesquisas. Desde 1991, exerce o cargo de Historiógrafa do Centro de Documentação e Informação Científica – CEDIC da PUC-SP.

Serviço
Vagas limitadas para participar dos Encontros SESC Memórias presencialmente.
As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pelo e-mail: sescmemorias@ sescsp.org. br
Haverá transmissão das palestras pelo Portal SESC São Paulo, sem a necessidade de inscrição prévia - www.sescsp.org.br/sescmemorias

SESC Memórias
Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 3º andar
Bela Vista – São Paulo
(11) 30161692/ (11) 30161686

Nenhum comentário:

Postar um comentário