Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pedagogia da Imagem vai ao Cosems



















Gislaine Raposo apresenta seu trabalho no XXIV Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

Estudante do último ano de enfermagem na Unicamp, Gislaine Raposo está desenvolvendo uma pesquisa em parceria com a Pedagogia da Imagem, intitulada "Participação Social no Sistema Único de Saúde: memórias da liderança local do Centro de Saúde Costa e Silva no Município de Campinas - SP", com orientação da Profa. Dra. Eliete Maria Silva.

Em abril, ela apresentou as primeiras conclusões de seu trabalho no XXIV Cosems, realizado entre 21 e 23 de abril em Campinas. Seu poster pode ser visto no site da Pedagogia da Imagem. Abaixo, uma breve apresentação:

"A história, como campo fertilizador da memória, ajuda a sociedade encontrar 'subsídios necessários ao processo de busca de identidade inerente ao ser humano' (DELGADO, 2000). É fundamentado na concepção de que na história temos a oportunidade de verificar as mudanças e transformações ocorridas na organização dos serviços de saúde, que essa pesquisa se baseia. Dessa forma, através do uso da metodologia de história oral, este trabalho procura realizar uma análise da experiência de participação social do Sistema Único de Saúde (SUS) em Campinas. Observando a enorme complexidade do SUS, desde sua organização, implantação e manutenção, e o impacto da participação social, esse estudo busca através da análise das experiências dos membros do conselho local de saúde do CS Costa e Silva resgatar uma pequena parte da história desse movimento em Campinas e compreender o que há por trás da mobilização que leva à participação social. Queremos, ainda, compreender os sentidos que a palavra "participação" adquire para cada um dos atores desse processo e como esse sentido muda com o tempo."

Os depoimentos de história oral em audiovisual foram produzidos em parceria com o MIS e passarão a constituir nosso acervo, ficando disponível para consulta e utilização para todos os interessados. Ainda, será editado um documentário a partir do material recolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário