Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Educadores(as) da EMEF Dulce Bento Nascimento estudam experiências educativas com uso da imagem


Estivemos nesta quinta-feira, 6 de maio, na EMEF Dulce Bento Nascimento (Guará). O convite partiu do grupo de educadores(as) da Educação de Jovens e Adultos. Eles e elas estão envolvidos na discussão das práticas docentes na EJA, buscando um trabalho mais integrado, que potencialize o uso da biblioteca, do laboratório de informática e da sala de vídeo. A discussão se materializa por meio do blog dulcebento.blogspot.com, onde a colaboração tem o intuito de socializar recursos, textos e também compartilhar dúvidas e soluções.

Nossa missão foi traçar um painel de projetos que estão sendo realizados na rede de Campinas, com o uso da informática e da comunicação (vídeo, fotografia, blogs, sites etc.). A apresentação contemplou também experiências que integram a cultura e os saberes populares e o protagonismo juvenil, no Brasil e América Latina (Paraguai).

Ao final, abrimos a discussão para possibilidades de projetos e ferramentas de trabalho, e nos colocamos à disposição para apoiar os projetos realizados na escola.

A apresentação pode ser baixada no site da Pedagogia da Imagem.

Um comentário:

  1. Juliana, gostei muito da sua apresentação e da conversa que você teve com a gente na nossa escola! Muitas provocações... Fiquei pensando no quanto é importante valorizarmos nossos tateios na produção de imagens, sistematizarmos melhor e ampliarmos estas produções... tratarmos as visões de mundo dos alunos, os saberes da comunidade como fontes de conhecimentos a serem trabalhados na escola... Foi instigante conhecer algumas produções de colegas de outras escolas. Como é importante fazermos circular as experiências!!! Talvez um dos caminhos mais promissores para construirmos uma identidade curricular da rede municipal seja este: socializar as diferentes experiências de modo a promover diálogos que nos ajudem a vislumbrar novas possibilidades de criação. Buscar formas de conhecer que partam de uma postura curiosa diante da realidade e se desdobrem em diálogos com diferentes produções culturais, materializadas em tantas linguagens... Saí de nosso encontro com vontade de conhecer mais e mais feliz com os desafios envolvidos na tarefa de ser professor... Valeu! Vamos te pedir muitas ajudas...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir