Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Confira a programação de filmes deste final de semana no MIS

Neste final de semana, a programação é do Ciclo Literatura Alemã através do Cinema.
As exibições são gratuitas, seguidas de debate. O auditório do MIS Campinas tem capacidade para 40 pessoas. A atividade tem o apoio da 100% Vídeo.



7, sexta-feira
19 h: De olhos bem fechados
Direção: Stanley Kubrick. Ano: 1999 - (EUA). Elenco: Tom Cruise, Nicole Kidman, Madison Eginton, Jackie Sawris, Sydney Pollack. Sinopse: Adaptado do livro de Arthur Schnitzler (1862-1931), Breve Romance de Sonho (Traumnovelle), 1926. Inspirado em uma obra literária ambientada na Viena do período entre guerras, o filme transpõe a trama para a Nova York contemporânea. O médico William Harford e sua esposa, Alice, após nove anos de matrimônio, flertam separadamente numa festa. No dia seguinte, conversam francamente sobre seus ciúmes ao pé da cama. Alice confessa que teve desejos sexuais por outro homem durante as férias da família. Bill fica perturbado com o adultério imaginário e perambula pela cidade até parar num endereço onde ocorre uma orgia secreta. Essa jornada culmina num misterioso caso de assassinato, num desaparecimento e em ameaças contra sua própria vida. Desorientado entre a sensualidade, o mistério e o medo, Harford tenta organizar-se de maneira racional em meio a uma atmosfera cada vez mais tensa para descobrir o que realmente aconteceu, recompor-se e buscar a reconciliação com a esposa. Em 1922, Arthur Schnitzler recebeu uma carta de Freud, que sublinhava as afinidades entre suas idéias e a obra do escritor, pela compreensão das verdades do inconsciente e da natureza das pulsões do homem, bem como pela demolição que faziam das certezas convencionais da sociedade em relação ao amor e à morte. 159 min.

8, sábado
16 h: O processo
Direção: Orson Welles. Ano: 1962 - (França / Itália / Alemanha). Elenco: Anthony Perkins, Romy Schneider, Orson Welles, Jeanne Moreau. Sinopse: Adaptado do livro de Franz Kafka (1883-1924), O Processo (Der Prozess), 1925. Joseph K. é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach e se relaciona bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia, que lhe informa que está preso, mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta. 119 min.

19h 30min: Mephisto
Direção: Istvan Szabo. Ano: 1981 - (Alemanha / Áustria / Hungria). Elenco: Klaus Maria Brandauer, Krystyna Janda, Ildikó Bánsági. Sinopse: Adaptado do livro de Klaus Mann (1906-1949), Mephisto (Mephisto, Roman einer Karriere), 1936. Alemanha, 1930, Hendrik Höfgen é um ambicioso ator que não se interessa por política, se dedicando somente a sua carreira. Porém, quando os nazistas tomam o poder, ele aproveita a oportunidade para interpretar peças de propaganda nazista para o Reich, e logo acaba se transformando no mais popular ator da Alemanha. Consumido pela fama, Hendrik agora precisa sobreviver em um mundo onde a ideologia nazista é seu pior pesadelo. 166 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário