Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


terça-feira, 18 de maio de 2010

Abertura da Semana dos Museus no MIS foi uma lição de cidadania

Segundo Adriana Maciel, coordenadora do MIS, a nossa Semana dos Museus não poderia ter começado de forma melhor.

Abrindo as atividades, passamos uma tarde agradável com Maurício Squarisi, que apresentou o Anime sua comunidade, projeto educativo do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas que viaja pelo país disseminando a linguagem da animação e incentivando o surgimento de "poetas da animação", jovens que descobrem na criatividade e na expressão do próprio traço e das próprias histórias, sua identidade e seu valor.

À noite, nos encontramos com os artistas do Cândido Ferreira/ Fumec, na exposição Colorindo a diversidade. Em seguida, na sala de exibição, assistimos ao documentário Câmera da Loucura, de Beatriz Trevisan e Stéphany Simoni, realizado colaborativamente com os integrantes do projeto Maluco Beleza, também do Cândido. Foi bonito ver e ouvir os depoimentos dos participantes sobre seu aprendizado ao longo do processo, sobre os seus sonhos e expectativas de crescimento e desenvolvimento. Mais bonito saber que ocupam legitimamente, não apenas como expectadores, mas como produtores culturais, esse importante espaço cultural campineiro que é o museu instalado no Palácio dos Azulejos. Um diálogo cultural e político, que se insere na luta antimanicomial, na defesa dos direitos humanos, na construção de uma sociedade mais democrática, de instituições mais abertas e plurais.

Este é o sentido que, desde o início, desejamos atribuir à nossa Semana dos Museus, cujo tema é a "Harmonia Social". Para nós, essa harnonia se constrói assim: na polifonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário