Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


domingo, 16 de maio de 2010

Ação Griô Nacional mobiliza educadores para aprovação da Lei Griô

O ponto de cultura Grãos de Luz e Griô e o Pontão de Cultura Ação Griô Nacional encabeçam uma mobilização cujo objetivo é recolher um milhão de assinaturas para que a Lei Griô Nacional seja votada e aprovada no Congresso Nacional, como uma lei de iniciativa popular. Essa lei trata da Política Nacional de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral, em diálogo com a educação formal para o fortalecimento da identidade e da ancestralidade do povo brasileiro, através do reconhecimento político, econômico e sociocultural dos griôs, mestres e mestras de tradição oral do Brasil.

Lílian Pacheco, idealizadora da Pedagogia Griô, faz um apelo: "Temos que mergulhar em nossa terra e cultura e criar nossa pedagogia, a nossa transmissão oral de  nossos saberes e fazeres dialogando com a educação fromal. Esta é a nossa proposta da lei griô."

A redação e a assinatura da minuta da lei ocorreram durante o III Encontro Naconal da Ação Griô 2009. A Minuta da Lei Griô foi aprovada como uma das 32 prioridades políticas na conferência nacional de cultura do Brasil que envolveu em torno de 2000 pessoas. Se você deseja ser um mobilizador da Minuta da Lei Griô, baixe o documento da minuta no site do Ponto de Cultura e participe assinando e conseguindo assinaturas com o título de eleitor do assinante e envie para o endereço:
ASSOCIAÇÃO GRÃOS DE LUZ
Rua Nossa Senhora da Vitória, s/n - Centro
Lençóis - BA - CEP 46.960-000
Fone: (75) 3334-1040



Pedagogia griô
A pedagogia griô, criada por Líllian Pacheco, tem como referenciais teóricos e metodológicos a educação biocêntrica, de Ruth Cavalcante; a educação dialógica, de Paulo Freire; a educação para as relações étnico-raciais positivas, de Vanda Machado; a arte educação comunitária, de Carlos Petrovich; a educação que marca o corpo, de Fátima Freire; e é inspirada na pedagogia de todas as expressões culturais de tradição oral, principalmente de raízes afro-indígenas. Você pode fazer o download gratuito do livro Pedagogia Griô: a reinvenção da roda da vida, neste link ou pelo site www.graosdeluzegrio.org.br.

Um comentário: