Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Programação de filmes no MIS destaca a Literatura Alemã através do Cinema

Esta semana, no MIS, o destaque da programação de filmes é dado ao ciclo Literatura Alemã através do Cinema. As exibições, gratuitas, ocorrem sexta-feira, às 19 h, e ao sábado, às 16 e às 19h.

Confira a programação:

Sexta-feira, 9 de abril, 19h
Movimento em falso - Direção: Wim Wenders. Ano: 1975 - (Alemanha). Elenco: Rüdiger Vogler, Hanna Schygulla, Hans Christian e Nastassja Kinski. Sinopse: Adaptado do livro de Johan Wolffgang von Goethe (1749-1832), Anos de aprendizagem de Wilhelm Meister (Wilhelm Meister Lehrjahre), 1795. O filme descreve seis dias na vida de Wilhelm. No vagão de um trem ele encontra desde um atleta que participou das Olímpiadas de 1936, uma atriz, até interromper o suicídio de um passageiro. Estréia no cinema de Nastassja Kinski. 106 min.

Sábado, 10 de abril, 16h
O jovem Törless - Direção: Volker Schlöndorff. Ano: 1966 - (Alemanha). Elenco: Mathieu Carrière, Marian Seidowsky, Bernd Tischer, Fred Dietz, Lotte Ledl. Sinopse: Adaptado do livro de Robert Musil (1880-1942), O jovem Törless (Die Verwirrungen des Zöglings Törleß), 1906. No início do século passado, na Áustria, o jovem estudante Törless, tímido e inteligente observava o comportamento sádico de seus amigos da escola, e não toma nenhuma providência, quando estes escolhem como vítima uma colega da sala de aula, até que a tortura vai longe demais. O filme concedeu internacionalidade ao diretor Volker Schlöndorff e ganhou em 1996 o Prêmio da Crítica Internacional no festival de Cannes. "Foi com uma adaptação literária que o então jovem Schlöndorff garantiu, em 1966/67, seu lugar no grupo dos grandes nomes do Novo Cinema Alemão. Embora O jovem Törless, de Robert Musil, não fosse certamente um material fácil para o cinema, Schlöndorff soube transpor a obra com maestria para o cinema, encontrando um estilo específico que, em seus melhores momentos, era profundamente permeado pela literatura de Musil." (Jochen Kürten). 87 min.

Sábado, 10 de abril, 19h
Morte em Veneza - Direção: Luchino Visconti. Ano: 1971 - (Itália). Elenco: Dirk Bogarde, Romolo Valli, Silvana Mangano, Nora Ricci, Bjørn Andresen. Sinopse: Adaptado do livro de Thomas Mann (1875-1955), Morte em Veneza (Der Tod in Venedig), 1912. Adaptação do romance de Thomas Mann, com o rigor artístico peculiar de Visconti. O personagem central é o compositor Gustave Aschenbach, que viaja para Veneza buscando descanso em meio a uma crise existencial. Mas não encontra a paz que procurava, pois logo se apaixona por um belo garoto adolescente, Tadzio. A beleza do rapaz ao mesmo tempo atrai e oprime o compositor. Esse fascínio pelo belo, a busca do sublime e do perfeito se contrapõe à epidemia que ataca a cidade, à pobreza que o cerca, a tudo que se afasta dos ideais estéticos. Tudo faz com que o compositor se sinta mais incompatível com o mundo, acentuando sua crise. 130 min.

O MIS fica na Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas, SP. A sala tem capacidade para 40 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário