Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


terça-feira, 13 de abril de 2010

Ciclo Visões sobre o Leste Europeu neste fim de semana, no MIS

A programação de filmes deste fim de semana no Museu da Imagem e do Som de Campinas destaca o ciclo Visões sobre o Leste Europeu.




















Serão exibidos os filmes:

16 de abril, sexta-feira, 19h
Vento do leste. Direção: Grupo Dziga Vertov (Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Gorin). Ano: 1969-70 - (França, Itália, Alemanha). Elenco: Gian Maria Volonté, Anne Wiazemsky, Glauber Rocha, entre outros. Sinopse: O grupo chamava o filme de "faroeste revolucionário". Ele trata de inúmeras questões a respeito das posições políticas anticapitalistas, mas principalmente, de questões sobre a ideologia das composições do cinema que são antecipadamente consideradas "naturais", como a junção da imagem e do som, através de um grupo de pessoas que supostamente fará um filme. O argumento foi sugerido por Daniel Cohn-Bendit que propunha documentar uma greve de mineiros como ponto de partida para Vento do Leste. Glauber Rocha participa do filme com pequena cena, mas crucial. Ele se encontra em uma encruzilhada, parado de pé, com os braços abertos, cantando, quando é abordado por uma mulher grávida que pergunta: "desculpe interromper a luta de classes, mas você poderia me dizer o caminho do cinema político?". Glauber então aponta para o caminho do "cinema perigoso, divino e maravilhoso". 100 min.

17 de abril, sábado, 16h
O homem de ferro - Direção: Andrzej Wajda. Ano: 1981 - (Polônia). Elenco: Krystyna Janda, Andrzej Seweryn, Jerzy Radiwil, Marian Opania. Sinopse: Na Varsóvia dos anos 80, partido da situação manda um alcoólatra para perseguir um grupo de trabalhadores em greve, especialmente um homem cujo pai foi morto durante protestos trabalhistas da década de 70. Por trás da aparência de um playboy bilionário e alcoólatra, esconde-se o Homem de Ferro, um herói capaz de enfrentar o mal espalhado pelo mundo. Muito crítico da burocracia comunista que governou o seu país, retratou-a ferozmente em O Homem de Mármore, e situando-se abertamente do lado do movimento da solidariedade e do movimento, Lech Walesa, com o homem de ferro, foi o vencedor de Cannes de 1981. 153 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário