Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


terça-feira, 9 de março de 2010

Núcleo de Cinema de Animação exibe "Uma sombra misteriosa" no MIS

O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, através do projeto Anime sua comunidade 2, exibe o curta-metragem de animação "Uma sombra misteriosa", no próximo dia 16 de março, terça-feira, às 14h, no Museu da Imagem e do Som de Campinas.

O desenho foi produzido com a participação de doze adolescentes do Grupo Primavera, com idades entre treze e quinze anos, na oficina do projeto, que teve patrocínio do Fundo Comgás e apoio do Ministério da Cultura.

"Todos nós, da equipe, estávamos muito curiosos de como iria se desenvolver essa oficina cem por cento feminina", revela Maurício Squarisi, coordenador da oficina. Segundo ele, o grupo tinha algumas características especiais, como o entrosamento conquistado ao longo de mais de três anos de convivência no grupo Primavera, o senso de trabalho coletivo, solidário e organizado. "A história fluiu naturalmente, com um sentido cinematográfico impressionante", completa Squarisi. Segundo ele, as meninas falam de sua comunidade com sensibilidade e equilíbrio entre fantasia e realidade.

A oficina contribuiu, ainda, para incentivar talentos escondidos ou desencorajados: "Na avaliação, foram muito sinceras, com revelações muito importantes. Teve quem convenceu a mãe a deixá-la abandonar o emprego para fazer a oficina. Disse que a mãe já adimite que foi uma boa escolha. Outra disse que desenha há muito tempo e tem vontade de seguir essa profissão, mas vinha sendo desencorajada pelos pais. Hoje, eles começam a perceber que o caminho da arte é uma coisa legal. Outra disse que descobriu que seu desenho tem muito valor."

O convite está feito, pelo próprio Maurício Squarisi: "Quem vier prestigiar o filme produzido por elas e conversar com essas meninas, terá uma oportunidade de conhecer pessoas muito entusiasmadas e estimulantes."

Dia 16 de março, terça-feira, às 14 horas, no MIS.
Rua Regente Feijó, 859, Centro. Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário