quinta-feira, 2 de julho de 2009
Infância: memórias e brincadeiras
No dia 2 de julho, em sessão especial do curso Pedagogia da Imagem, Analice Gomes de Lima Dias, professora da EMEI Recanto da Alegria, e Kelly Keiko Koti Dias, estudante de história da Unicamp, apresentaram o projeto Memória, Mídia e Educação Infantil - Memórias de Infância. O objetivo foi compartilhar com as educadoras participantes do curso Pedagogia da Imagem uma experiência de utilização da metodologia da história oral em audiovisual na escola, com a finalidade de abri-la à participação e ao protagonismo da comunidade.
O projeto dá continuidade a um trabalho que vem sendo construído coletivamente por profissionais da EMEI Recanto da Alegria desde 2003 e apoiado pelo Programa Pedagogia da Imagem, do Museu da Imagem e do Som de Campinas, desde 2007, em torno da temática “Memória, Mídia e Educação Infantil”.
Aprofundando o trabalho de interação escola-comunidade, desenvolvido nos anos anteriores, o grupo está realizando o resgate das memórias da infância dos familiares dos alunos, com foco em brincadeiras, brinquedos artesanais, cantigas e histórias, que vêm sendo:
. registradas em vídeo digital, organizadas, catalogadas e disponibilizadas para preservação e comunicação deste patrimônio imaterial;
. incorporadas ao repertório das educadoras da EMEI/ SME e introduzidas em suas práticas educativas;
. trabalhadas junto às crianças, no cotidiano escolar, valorizando sua identidade sociocultural;
. traduzidas em bens e atividades de fruição cultural e de lazer para a comunidade (exposição fotográfica, sessão de exibição e debate de vídeo e em evento - dia de brincadeiras);
. transformadas em objeto de reflexão e investigação científica, com foco na produção de conhecimentos e troca de experiências.
A primeria etapa do projeto foi concluída, com a coleta dos depoimentos orais e a produção de um vídeo documentário de 30 minutos, intitulado: "Infância: memórias e brincadeiras". Na ocasião da apresentação, foi feita a pré-estréia do vídeo, que deverá ainda ser exibido aos depoentes, antes de ser lançado oficialmente.
No segundo semestre, estão previstas atividades de socialização na EMEI, com as educadoras e as crianças, e a realização de exibição pública do vídeo e do "Dia de Brincadeiras", na semana da criança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário