Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cineasta Sílvio Tendler no MIS Campinas


O Museu da Imagem e do Som de Campinas e o CIDIC/Unicamp promovem III Ciclo de Cinema Documental e trazem Silvio Tendler a Campinas. Exibições e debates ocorrem de 25 a 29 de outubro de 2011, no MIS, na Casa do Lago e no Centro de Referência da Juventude/ NET Comunidade da Vila União. O cineasta estará presente no dia 26, quarta-feira, às 19h30, no MIS.

Confira a programação completa ao final desta postagem.

Sílvio Tendler talvez seja o cineasta com a mais afluente obra de nosso cinema documental, tendo em sua produção mais de quarenta títulos em curta, média e longas metragens. Seus já clássicos 'Anos JK' e 'Jango', produzidos no início dos anos 80, foram acima de tudo, retrato dos clamores por democracia que a sociedade brasileira bradava pelas ruas, na busca pelo fim do túnel dos anos de chumbo da ditadura militar.

Sua obra resgata elementos centrais da trama política que teceu nossa história recente: JK, Jango, Josué de Castro, Marighela, Tancredo Neves, Glauber Rocha, Mílton Santos, Ferreira Gullar, a UNE, o MST, etc.; e com todos eles as utopias e as barbáries que povoaram o final do Século XX e que povoam esse início do Século XXI.

Saiba mais sobre Silvio Tendler

Com vasta experiência em documentar nossa história e nossos personagens, já realizou 31 filmes entre curtas, médias e longas-metragens. Em 1981, criou a Caliban Produções Cinematográficas, direcionada para biografias históricas de cunho social, onde permanece como diretor e roteirista. Possui graduação em História pela Universidade de Paris VII (1975), mestrado em Cinema e História pela École des Hautes-Études - Sorbonne (1976), e especialização em Cinema Documental Aplicado às Ciências Sociais pelo Musée Guimet - Sorbonne (1973).

É membro fundador do Comitê de Cineastas da América Latina e da Fundação Novo Cine Latino-Americano. Foi presidente, em 1968, da Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro. Desde 1979 é professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-RJ.  Em 1988, foi Diretor de Arte e Cultura da Fundação Rio (RIO ARTE), e em 1993, dirigiu o Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo), instituições vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura e à Prefeitura da Cidade do Rio. Em 1994, foi presidente da Associação Brasileira de Cineastas. Dirigiu a TV Brasília, do Grupo Correio Brasiliense, em 1995, e no ano seguinte, em 1996, foi Secretário de Cultura e Esporte do governo Cristóvão Buarque, no Distrito Federal. Em 1997 assumiu a Coordenação de Audiovisual para o Brasil e o Mercosul da Unesco, organismo vinculado às Nações Unidas voltado para a Educação e Cultura, onde permaneceu como consultor nesta área até o ano de 2000.

Seus documentários conquistaram inúmeras premiações e fizeram dele uma referência nacional no gênero. Recebeu prêmios em festivais brasileiros como o de Brasília, Gramado, Rio, e prêmios de instituições como o troféu Margarida de Prata, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entrou na Seleção Oficial do Festival de Cannes com o filme “Glauber O Filme, Labirinto do Brasil” e participou de diversas mostras e festivais internacionais (Europa, América Latina, Estados Unidos e Canadá) mostrando nosso cinema e nossa cultura no Brasil e no mundo.

Em 2005 recebeu o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália, pelo conjunto da obra. Em 2008, foi homenageado no X Festival de Cinema Brasileiro em Paris, com uma retrospectiva de seus filmes. Ainda neste ano, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, por relevantes serviços prestados à causa pública do Estado.

Até hoje, três dos seus filmes lideram os primeiros lugares de bilheteria de documentário do Brasil: fez um milhão e oitocentos mil espectadores com “O Mundo Mágico dos Trapalhões”, um milhão com “Jango” e oitocentos mil com “os Anos JK”.

Parte das pesquisas de seus filmes tem origem no volumoso acervo particular de imagens, com mais de dez mil títulos sobre a História do Brasil e do mundo dos últimos 50 anos.
(Fonte: site Caliban Produções Cinematográficas).

Programação do evento

Clique nas imagens para ampliá-las.
 
Mais informações: MIS Campinas - 3733-8800

Nenhum comentário:

Postar um comentário