Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Curso Pedagogia da Imagem 2010 abre inscrições

O Museu da Imagem e do Som de Campinas abrirá as inscrições para o Curso Pedagogia da Imagem de 17 a 24 de fevereiro de 2010.
Para inscrever-se, é necessário enviar um e-mail para pedagogiadaimagem@campinas.sp.gov.br, informando:

. Nome completo
. Profissão
. Escola ou instituição em que trabalha/ disciplina ou especialidade que ensina
. Perfil dos alunos/ educandos com que trabalha
. Por que deseja cursar a Pedagogia da Imagem/ objetivos em relação ao curso

A inscrição será confirmada também por e-mail até 26 de fevereiro.

O curso e as inscrições são gratuitos.


O que é o curso Pedagogia da Imagem

Pedagogia da Imagem é um programa de formação continuada de educadores(as) cujo objetivo é promover a apropriação crítica e dialógica das linguagens e tecnologias da comunicação. Por meio de encontros presenciais e desenvolvimento de projetos práticos e coletivos nas escolas, com a participação de alunos ou da comunidade, os educadores são estimulados à produção audiovisual (em fotografia, vídeo ou animação). Os eixos da aprendizagem e da ação em Pedagogia da Imagem são: a) ampliação de repertórios audiovisuais dos educadores e educandos; b) experimentação da linguagem por meio da criação; c) geração de um circuito de fruição cultural nas escolas ou espaços comunitários (exposições fotográficas, exibições de filmes etc.), dando visibilidade e legitimidade à produção local e d) geração de uma cultura de acervo nos espaços educativos, por meio do registro, organização e preservação do material existente e gerado nos projetos.

Para saber mais, consulte o site http://pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br.

Carga horária

O curso tem carga horária de 120 horas, distribuídas da seguinte maneira:
. 30 encontros de 2 horas, totalizando 60 horas presenciais;
. 2 horas semanais de estudos (leituras) e/ou desenvolvimento de trabalho prático na instituição em que trabalha, totalizando 60 horas, distribuídas conforme a necessidade e disponibilidade do(a) participante.


A quem se destina

Educadores(as), educadores(as) populares, arte-educadores(as) interessados(as) em:

. atuar como multiplicadores(as), desenvolvendo projetos envolvendo o uso das imagens, com a participação ativa de seus educandos;
. constituir-se como sujeito ativo da própria carreira e formação, refletindo sobre o seu fazer e consolidando seus saberes;
. ampliar as possibilidades de integração entre escola/ instituição educativa e a comunidade atendida, tornando o espaço educativo mais aberto, inclusivo e participativo, quebrando barreiras e preconceitos;
. exercitar a curiosidade e a imaginação, transformar-se, envolver-se.


Quando e onde acontece?

O curso acontece às quartas-feiras, das 9 às 11h, na sede do Museu da Imagem e do Som de Campinas:
Rua Regente Feijó, 859, Centro (Palácio dos Azulejos).
Inicia em 17 de março e termina em 24 de novembro de 2010, com férias em julho, totalizando 30 encontros.


Quem oferece?

A Pedagogia da Imagem é uma realização do Museu da Imagem e do Som de Campinas, órgão vinculado à Prefeitura Municipal de Campinas.
Os encontros são coordenados por:
. Juliana Siqueira, agente cultural, mestre em Ciências da Comunicação/ Educomunicação pela ECA-USP (http://lattes.cnpq.br/9342632833019957)
. Batata, agente cultural, cientista social pelo IFHC da Unicamp


Certificados

Os certificados de conclusão são distribuídos para todos que completarem o curso, obtendo freqüência mínima de 75% e apresentarem projeto prático (produção de imagens em fotografia e/ ou vídeo).

Referências

O curso Pedagogia da Imagem recebeu, em 2009, a Menção Honrosa do Prêmio Darcy Ribeiro, conferido pelo Ministério da Cultura para ações educativas de museus.
Integramos o banco de experiências significativas em arte-educação da Organização dos Estados Iberoamericanos, desde novembro de 2009.
Fomos finalistas do 5º Concurso Causos do ECA 2009, categoria vídeo, promovido pela Fundação Telefônica/ Pró-Menino, com a animação "Favela Sinistra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário