Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


quinta-feira, 11 de junho de 2009

Plantando o Saber

Conheça o vídeo roteirizado e dirigido pelo professor Alberto Nasiasene, sobre o projeto Plantando o Saber, desenvolvido na EMEF Violeta Dória Lins em 2008.


O vídeo é um média metragem de 25 minutos, produzido em mídia digital.

Sinopse (por Alberto Nasiasene):
No contexto histórico da sociedade brasileira, no início do século XXI, em Campinas, numa escola pública municipal, tenta-se captar, neste documentário, as leituras que os diversos atores da comunidade escolar fazem da temática ambiental presente na agenda mundial.

O documentário aborda a pauta ambiental a partir de um projeto pedagógico envolvendo professores de diversas disciplinas e alunos, em sua prática social interna no período de aulas.

A região em que se localiza a escola encontra-se muito desarborizada, mas, historicamente, fez parte da área com cobertura vegetal de Mata Atlântica antes da colonização desenfreada da região de Campinas a partir do século XVIII.

O projeto local insere-se tanto no esforço de reflorestamento e preservação das espécies arbóreas de Mata Atlântica, quanto como estratégia sócio-pedagógica e política que procura educar as novas gerações para a valorização de nosso patrimônio ecológico tropical atlântico.

Aproveite o vídeo! Disponível no acervo do Museu da Imagem e do Som de Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário