Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


terça-feira, 12 de julho de 2011

Exposição Contexto Específico marca protagonismo de artistas educadores no MIS

Feliz do Museu que pode contar não apenas com o apoio, mas também com a dedicação, o trabalho e - por que não dizer? - o amor da comunidade em que se insere. Assim é com o Museu da Imagem e do Som de Campinas. Prova disso é a inauguração da exposição gratuita "Contexto Específico", no dia 14 de julho de 2011, às 20 horas, no MIS, iniciativa do Moleo Coletivo, um grupo formado por artistas educadores que se reuniram através da articulação de seus repertórios e experiências pessoais, em busca da construção de espaços nos quais seja possível viabilizar situações de encontro, vivência e experimentação. O grupo transita por diversas linhas de pesquisa: Arte-Educação, Educação não-formal, Educação Formal, Gestão e atuam como artistas visuais a partir de diversas linguagens. A visitação fica aberta no horário de visitação do museu, de terça a sexta-feira das 10 às 18h e aos sábados, das 10 às 16h, até 5 de agosto. O MIS fica na Rua Regente Feijó, 859, Centro de Campinas, SP.

Intervenção
A exposição resulta de uma intervenção realizada no Centro de Campinas. Em seu primeiro projeto, o coletivo saiu às ruas da cidade espalhando lambe-lambes. Foram inseridos no contexto urbano painéis com padrões de azulejos do próprio Museu da Imagem e do Som e frases  relacionadas a ele, recolhidas entre transeuntes campineiros em uma ação anterior, denominada: “Você conhece bem o centro?”

A ação visou a devolver à cidade a reflexão sobre a relação entre o museu e seu  público.  Até o momento, o que o grupo percebeu é um certo desconhecimento da existência do museu com seu nome atual. "Se perguntados por 'MIS',  poucos sabiam onde se situava o museu; já entre a parcela de pessoas que moram em Campinas há mais tempo é mais comum  conhecerem o museu como 'Palácio dos Azulejos' - nome do prédio que abriga o MIS", informam os artistas. E completam: "No primeiro dia da ação foi mesmo interessante e até um tanto emocionante ver, depois de terem conversado conosco, uma senhora e sua filha indo espontaneamente visitar o museu pela primeira vez."

Com a inserção dos lambes e frases pela cidade, o grupo espera instigar os mais atentos e os mais desavisados transeuntes a conhecer o museu e sua programação sempre variada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário