Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


domingo, 28 de março de 2010

Semana do Diretor Luis Buñuel



29/03 - Segunda-Feira - 19:00h
Um Cão Andaluz (1928) – Mediador: João Carlos Luengo
João Carlos Luengo é formado em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo. Seus principais interesses são literatura francesa do século XIX, gravura e desenho, paisagem e cidade. Como todos nós está imerso no universo do cinema e às vezes se arrisca a falar sobre filmes. Pode ser visto desenhando ou fotografando no centro de Campinas ou São Paulo.

30/03 - Terça-Feira - 19:00h
Idade do Ouro (1930) – Mediador: Gustavo de Carvalho
Gustavo de Carvalho é graduado em letras. Criou mais de dois mil palíndromos, inclusive o maior da língua portuguesa com 666 letras. Foi o único autor de nossa língua a constar no livro "Sé Verla al revés" do Clube Palindrômico Internacional (CPI) com sede em Barcelona. Também já editou poemas no livro “Vidas à venda”, organizado pelo professor de Direito da USP, Eduardo Bittar e vem, com João Bosco, ilustrador da Folha de SP, finalizando um livro infantil.


31/03 - Quarta-Feira - 19:00h
Viridiana (1961) - Mediador: Antonio Joaquim de Andrade
Antonio Joaquim Andrade, ator formado pelo Conservatório Musical Carlos Gomes Campinas.  Bacharel em Comunicação pelo IPEP Campinas, Produtor em Projetos de Documentário pela FGV (Paulínia Escola Magia do Cinema). Participou de inúmeros seminários e palestras no ano de 2009/2010 de maneira independente e também como funcionário do MIS Campinas.

01/04 - Quinta-Feira - 19:00h
O Anjo Exterminador (1962) - Mediador: Newton Marques Peron
Newton Marques Peron é doutorando em filosofia pela UNICAMP, graduado e mestre em filosofia pela mesma universidade e idealizador do Grupo Corujão (Escola Livre de Filosofia).

02/04 - Sexta-Feira - 19:00h
O Discreto Charme da Burguesia (1972) - Mediador: Batata
Ronaldo S. Gomes (Batata) é agente Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, fotógrafo, Cientista   Social e um dos Coordenadores do projeto Pedagogia da Imagem.
  
03/04 - Sábado - 16:00h
O Fantasma da Liberdade (1974) - Mediador: Felipe Calixtre
Felipe Calixtre é formado em Imagem e Som (Audiovisual) pela Universidade Federal de São Carlos. Especializou-se em Edição e Hipermídias e trabalhou 3 anos como animador e diretor de animação. Atualmente trabalha com Educação Audiovisual em todos os núcleos do Ensino Básico de uma escola particular de São Carlos, interior de São Paulo, utilizando-se de ferramentas audiovisuais tanto para complementar o trabalho dos professores quanto para discutir e explorar a própria linguagem, tão presente na vida dos alunos hoje em dia. Com uma abordagem teórica e prática, seus principais objetivos são, despertar o senso crítico diante de obras audiovisuais e desmistificar o processo de produção, orientando grupos interessados em realizar suas próprias obras.

03/04 - Sábado - 19:00h
Esse obscuro objeto do desejo (1977) - Mediador: Igor Alexandre Capellato
Igor Alexandre Capellato é cineasta e professor de Cinema, autor de diversos filmes, entre eles 'There is No Spoon' e 'O Inverno' ambos de 2009 , video-artes e outros materiais audiovisuais e de criticas de cinema, além de dirigir filmes, trabalha com edição de videos, ministra aulas de roteiro, filmagem e direção no Espaço Cultural Villa D'art (www.villadartcultural.com.br) e como convidado na pós-graduação em Multimeios na Unicamp. Atualmente cursa o mestrado em Multimeios com pesquisa em Cinema Surrealista, está produzindo o longa-metragem 'L'aspirine'.

terça-feira, 16 de março de 2010

MIS recebe oficinas culturais do Estado

O Museu da Imagem e do Som de Campinas recebe três oficinas culturais gratuitas nas áreas de fotografia e audiovisual, para o primeiro semestre de 2010.

Oficina de produção audiovisual
14/04 a 09/06 - quartas-feiras (exceto 21/04) - 18h30 às 21h30
Público com conhecimento intermediário
Faixa etária: adolescentes e adultos
Seleção: análise de currículo e carta de interesse
Inscrições: 05 a 10 de abril
Vagas: 30
Expor as diversas linguagens audiovisuais como cinema e TV e apresentar os processos de roteirização, direção e as técnicas utilizadas num set de filmagem.
Coordenação: Bruno Fantini

Oficina de fotofilmes
15/04 a 10/06 - quintas-feiras - 18h30 a 21h30
Público: iniciantes
Faixa etária: adolescentes e adultos
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: 05 a 14 de abril
Vagas: 30
Apresentar e desenvolver o conceito de animação fotografias denominado fotofilme.
Coordenação: Paula Cabral

Oficina de fotografia
16/04 a 11/06 - sextas-feiras (exceto 04/06) - 9h às 12h
Público: iniciantes
Faixa etária: adolescentes e adultos
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: 05 a 15 de abril
Vagas: 30
Princípios técnicos indispensáveis, além de cocneitos para o fazer fotográfico com ênfase na construção estética da imagem.
Coordenação: Gisele Silveira Valim Bertinato

Mais informações e contatos
ASSAOC - Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo
http://www.oficinasculturais.org.br/
Rua Ferreira Penteado, 1203, Centro
(19) 3294 2212 - 3236 0046
campinas@assaoc.org.br

MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas
http://pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br/
Rua Regente Feijó, 859, Centro
 (19) 3733 8800
mis@campinas.sp.gov.br

Realização
Governo do Estado de São Paulo - Oficinas Culturais do Estado de São Paulo - ASSAOC

sábado, 13 de março de 2010

Novo site Pedagogia da Imagem já está no ar!



O site Pedagogia da Imagem está totalmente reformulado. Agora, está mais bonito, completo e fácil de navegar. Além das atividades do programa educativo, a nova página traz todos os projetos desenvolvidos pelos educadores e educadoras participantes ao longo de seis anos de existência, artigos e apresentações para download.

Ainda, você pode acompanhar a programação mensal do Museu da Imagem e do Som de Campinas.

Confira o resultado e mande-nos seus comentários e sugestões.

terça-feira, 9 de março de 2010

Núcleo de Cinema de Animação exibe "Uma sombra misteriosa" no MIS

O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, através do projeto Anime sua comunidade 2, exibe o curta-metragem de animação "Uma sombra misteriosa", no próximo dia 16 de março, terça-feira, às 14h, no Museu da Imagem e do Som de Campinas.

O desenho foi produzido com a participação de doze adolescentes do Grupo Primavera, com idades entre treze e quinze anos, na oficina do projeto, que teve patrocínio do Fundo Comgás e apoio do Ministério da Cultura.

"Todos nós, da equipe, estávamos muito curiosos de como iria se desenvolver essa oficina cem por cento feminina", revela Maurício Squarisi, coordenador da oficina. Segundo ele, o grupo tinha algumas características especiais, como o entrosamento conquistado ao longo de mais de três anos de convivência no grupo Primavera, o senso de trabalho coletivo, solidário e organizado. "A história fluiu naturalmente, com um sentido cinematográfico impressionante", completa Squarisi. Segundo ele, as meninas falam de sua comunidade com sensibilidade e equilíbrio entre fantasia e realidade.

A oficina contribuiu, ainda, para incentivar talentos escondidos ou desencorajados: "Na avaliação, foram muito sinceras, com revelações muito importantes. Teve quem convenceu a mãe a deixá-la abandonar o emprego para fazer a oficina. Disse que a mãe já adimite que foi uma boa escolha. Outra disse que desenha há muito tempo e tem vontade de seguir essa profissão, mas vinha sendo desencorajada pelos pais. Hoje, eles começam a perceber que o caminho da arte é uma coisa legal. Outra disse que descobriu que seu desenho tem muito valor."

O convite está feito, pelo próprio Maurício Squarisi: "Quem vier prestigiar o filme produzido por elas e conversar com essas meninas, terá uma oportunidade de conhecer pessoas muito entusiasmadas e estimulantes."

Dia 16 de março, terça-feira, às 14 horas, no MIS.
Rua Regente Feijó, 859, Centro. Entrada gratuita.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Segunda chamada para a Pedagogia da Imagem

Devido à desistência de três educadoras convocadas para a turma 2, foram admitidas as seguintes educadoras para preenchimento das vagas resultantes das desistências:

1. Renata Cristina Nunciato
2. Janey Cristina da Silva
3. Fabiana Raquel Leite

As educadoras listadas acima deverão comparecer ao MIS no dia 17 de março, quarta-feira, às 9h, para o início do curso. Elas serão integradas à turma 2.

As educadoras que manifestaram sua desistência são: Fernanda Massaro Silva Cardoso, Joana Désilets e Paola Sanfelice Zeppini. Lamentamos que, por motivos de força maior, não poderão fazer parte da turma. Esperamos que venham outras oportunidades. Mas agradecemos a elas o seu aviso, pois assim podemos atender outras educadoras que aguardam esta chance.

Divulgados os procedimentos para inscrição via CEFORTEPE para o curso Pedagogia da Imagem

Confira abaixo algumas das informações publicadas no Diário Oficial de 4 de março de 2010 (página 3, COMUNICADO SME/FUMEC Nº 02/2010):


INSCRIÇÃO ON LINE

No endereço eletrônico (site) http://inscricoescefortepe.ima.sp.gov.br, o candidato a um dos cursos/ GFs poderá: efetuar a inscrição, podendo indicar até três opções de Cursos/GFs, por ordem de preferência; alterar a sua inscrição, durante o período reservado para a inscrição; conferir a lista de selecionados de cada Curso/GF; confirmar a data de início de cada Curso/GF; acessar os Formulários I, II e III, indicados neste Comunicado; tomar conhecimento dos critérios para a certificação de cada Curso/GF.


INFORMAÇÕES

O candidato poderá obter mais informações pelo telefone (19) 3259 1496 ou por meio do endereço eletrônico sme.cefortepe@campinas.sp.gov.br .


CRONOGRAMA GERAL DATAS ATIVIDADES PREVISTAS

Das 8h do dia 09/03/2010 até 18h do dia 19/03/2010 - Inscrição on line pela página da internet http://inscricoescefortepe.ima.sp.gov.br

Até 02/04/2010 - Divulgação dos resultados em Diário Oficial e pela página da internet http://inscricoescefortepe.ima.sp.gov.br

A partir de 05/04/2010 - início dos cursos e grupos de formação.


C.24. CURSO: PEDAGOGIA DA IMAGEM

Professores Responsáveis: Juliana de Siqueira e Ronaldo Simões Gomes

Ementa: Pedagogia da Imagem é um programa de formação continuada de educadores(as) cujo objetivo é promover a apropriação crítica e dialógica das linguagens e tecnologias da comunicação. Por meio de encontros presenciais e desenvolvimento de projetos práticos e coletivos nas escolas, com a participação de alunos/ comunidade, os educadores são estimulados à produção audiovisual (em fotografi a, vídeo ou animação). Os eixos da aprendizagem e da ação em Pedagogia da Imagem são: a) ampliação de repertórios audiovisuais dos educadores e educandos; b) experimentação da linguagem por meio da criação; c) geração de um circuito cultural nas escolas ou espaços comunitários (exposições fotográfi cas, exibições de fi lmes etc.), dando visibilidade e legitimidade à produção local e d) geração de uma cultura de acervo nos espaços educativos, por meio do registro, organização e preservação do material existente e gerado nos projetos.

Público Alvo: Em primeiro lugar as vagas serão preenchidas pelos professores do Ensino Fundamental e do EJA II da SME e em segundo lugar pelos professores e monitores de Educação Infantil da SME, da FUMEC, dos CEIs e das Entidades Conveniadas; todos interessados em desenvolver projetos com alunos ou suas famílias, envolvendo produção de imagens e reconhecimento da comunidade, prioritariamente professores do ciclo III e IV do Ensino Fundamental da SME.

Nº Vagas: 25

Carga horária: 120 h/a (68 h/a presenciais e 52 h/a de estudos e prática na escola)

Dia e horário: 4ª feira – 09h00min - 11h30min

Início previsto: a partir da semana do dia 05 de abril de 2010

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS)Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro (Palácio dos Azulejos)

REMUNERAÇÃO
3.1. A participação do professor, que atua na SME, nos Cursos/GFs, poderá ser remunerada por meio de Horas-Projeto:
3.1.1. em até 04 (quatro) horas-aula semanais, em um único Curso/GF, dos Eixos A ou B;
3.1.2. em até 09 (nove) horas-aula semanais, em um único Curso/GF do Eixo C, das quais 04 (quatro) horas-aula destinam-se à formação do professor e, as demais, à realização de projetos a serem desenvolvidos com os alunos, em horário contrário ao do turno regular de aulas do professor e do aluno;
3.1.3. Na situação disposta no subitem 3.1.1., o professor deverá apresentar o Formulário I/2010 e na situação disposta no subitem 3.1.2., o professor deverá apresentar Formulário II/2010, até o segundo encontro do Curso/GF para o qual foi selecionado;
3.1.3.1. Os Formulários I e II /2010 deverão ser autenticados pelo diretor educacional da unidade sede do professor, ou da unidade educacional de referência, no caso do professor Adjunto;
3.1.3.2. O Formulário II /2010 deverá conter parecer favorável do Representante Regional do respectivo Núcleo de Ação Educativa Descentralizada, NAED, até o segundo encontro do Curso/GF para o qual foi selecionado.
3.2. A participação do professor, que atua na FUMEC, poderá ser remunerada em até 03 (três) horas-aula semanais, em um único Curso/GF, dos Eixos B ou C, mediante a apresentação do Formulário III/2010, autenticado pelo Diretor Educacional ao qual está vinculado, e com parecer favorável da Coordenadoria do Programa de Jovens e Adultos – CPJA, até o segundo encontro do Curso/GF para o qual foi selecionado.

VEJA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA: clique aqui http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/1810109988.pdf

terça-feira, 2 de março de 2010

Inscrições abertas para curso História do Cinema

Curso História do Cinema 2010

Realização: Bell Machado
Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Campinas

Através da análise dos filmes exibidos durante os encontros, o curso se propõe a pensar a constituição do cinema como linguagem.

Tópicos abordados
. O nascimento e os primórdios do cinema
. Contexto histórico: a influência sociopolítica e econômica
. Os processos de formação e transformação das narrativas cinematográficas
. Estrutura fílmica: roteiro, direção, produção
. As principais escolas de vanguarda
. Principais vertentes contemporâneas latinoamericanas, asiáticas e européias.

Aberto a todos os interessados.

Turmas: terças-feiras, das 19 às 22h.
Início: 16/03/10
Término: 21/12/10
Mensalidade: R$ 140,00 (20% de desconto para estudantes)
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas
R. Regente Feijó, 859 Centro

Informações e inscrições no local, pelo fone 3733 8800 ou por e-mail: multibell@gmail.com

Curso inicia em 17 de março

O início do curso Pedagogia da Imagem foi adiado para 17 de março, quarta-feira.

Inicialmente, a formação estava prevista para iniciar em 3 de março. A alteração foi feita em função da previsão dada pelo CEFORTEPE, em fevereiro, para divulgação dos cursos no Diário Oficial, o que ainda não ocorreu.

Para não prejudicarmos as educadoras inscritas pelo CEFORTEPE, adiamos nosso início em duas semanas. As educadoras que se integrarem ao curso após esta data serão atualizadas dos conteúdos e dinâmicas já realizados, sem prejuízo de faltas ou de aprendizado.

Vinte e cinco vagas destinadas a educadoras da rede municipal, para inscrição via CEFORTEPE, continuam em aberto.

Dúvidas? Entre em contato conosco pelo e-mail: pedagogiadaimagem@campinas.sp.gov.br

Pedagogia da Imagem ainda tem 25 vagas destinadas a educadoras da rede municipal, para inscrição pelo CEFORTEPE

Além das 65 vagas que foram disponibilizadas para inscrições pelo MIS, o curso Pedagogia da Imagem ainda tem 25 vagas disponíveis, cujo preenchimento será feito pelo CEFORTEPE.

As educadoras da rede municipal que desejam fazer a sua inscrição no curso devem continuar acompanhando o Diário Oficial e aguardar as instruções do CEFORTEPE para inscrever-se.

Quaisquer dúvidas podem ser solucionadas pelo e-mail pedagogiadaimagem@campinas.sp.gov.br