Registros do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Visite também nosso website pedagogiadaimagem.sites.uol.com.br


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pedagogia da Imagem vai a Mariana - MG

O VII Simpoed - Simpósio de Formação e Profissão Docente - ocorrerá em Mariana, entre 22 e 23 de outubro de 2009. É organizado pelo ICHS da Universidade Federal de Ouro Preto e reúne pesquisadores de todo o país. De acordo com os organizadores, o número de inscritos superou as expectativas. A seleção dos trabalhos - sem identificação - foi feita por comissão científica composta por membros externos à UFOP.

A Pedagogia da Imagem estará presente neste encontro, com a apresentação em poster do trabalho "Pedagogia da Imagem: compreendendo a formação continuada de docentes para o trabalho com as linguagens e tecnologias da comunicação."

Mais informações sobre o Simpoed na página www.simpoed.ufop.br.

sábado, 26 de setembro de 2009

Seminário no MIS reúne estagiários de licenciatura da Unicamp

As turmas de estagiários de licenciatura da Unicamp que escolheram o MIS como campo de trabalho reuniram-se neste sábado, 26 de setembro, das 9 às 12h, para debater os fundamentos e a metodologia da Pedagogia da Imagem. O foco foi a discussão de como um programa como este pode ser aplicado a diferentes áreas de atuação, como a arte-educação (dança), saúde, história e a docência.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Intersetorial Leste cobra ações culturais

O Fórum da Intersetorial Leste reuniu, em 23 de setembro, das 8 às 15h, na Vila 31 de Março, agentes públicos e instituições não-governamentais para realizar um balanço dos avanços e dificuldades enfrentadas nas diversas microrregiões. Uma das demandas apresentadas diz respeito à presença da cultura na Intersetorial, incluindo mais ações e agentes na região.

A demanda pela cultura é sinal de seu reconhecimento como um direito de cidadania, tão importante quanto saúde, educação e proteção social.

A Pedagogia da Imagem, convidada pela Intersetorial São Quirino, apoiou a equipe do Fórum por meio da gravação de imagens em vídeo digital. O objetivo, além de realizar o registro histórico e sua preservação e acesso público pelo acervo do MIS, é promover a edição das imagens em um curta metragem, que sirva para informação e discussão nas diversas equipes microrregionais.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Digitalização do acervo de cartazes do MIS


O Museu da Imagem e do Som possui um interessante acervo de cartazes de cinema e eventos culturais de Campinas e outras cidades, cujo montante ultrapassa os três mil exemplares.

O acervo foi inventariado pela funcionária Ana Matos e, agora, está sendo digitalizada por Juliana Siqueira e Kelly Keiko Koti Dias. Algumas coleções já estão completamente digitalizadas e podem ser consultadas, mediante agendamento.

As coleções de cartazes do MIS são uma prova material da produção cultural de Campinas, sobretudo nas áreas de cinema, fotografia e vídeo.

sábado, 12 de setembro de 2009

Alunos da PUCC conhecem a Pedagogia da Imagem

Alunos da Profa. Ana Rosa Cloclet, da PUC Campinas, cursando diversas carreiras, como História, Direito e Pedagogia, entre outras, visitaram o MIS no sábado, 12 de setembro. Além da visita monitorada pela exposição de longa duração, eles participaram de uma apresentação sobre a Pedagogia da Imagem, feita por Juliana Siqueira.

O intercâmbio entre o MIS e estudantes de graduação, sobretudo em Ciências Humanas, é sempre positivo. Difundimos a Pedagogia da Imagem e contribuimos para a formação inicial de professores e profissionais por meio da reflexão sobre a importância do audiovisual na sociedade contemporânea, como instrumento de participação, cidadania e produção cultural.